quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Em tempos de EXPOAZEITE: Azeite de baunilha

Azeites aromatizados podem ser usados para cozimento, para marinadas, molhos, fazer bolos, biscoitos, temperar carpaccio, etc. Sabe aquela batatinha cozida? Pode ganhar vida com um azeite aromatizado! Experimente…

20070615-deg_azeite

Aqui duas maneiras de preparar azeite aromatizado:

Infusão fria
Consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite. Este é o método que pode haver o maior risco de contaminação, então, lave bem os ingredientes, se possível use ingredientes desidratados ou preservados. São até decorativos, mas devem ser conservados em geladeira e consumidos em 3 semanas no máximo, 

010000005217-00

Infusão quente
Levar o ingrediente aromático ao fogo juntamente com o azeite por trinta minutos no mínimo a 80ºC , sem deixar ferver. Retirar do fogo, deixar esfriar e guardar em vidro esterilizado. Esse método apresenta algumas vantagens em relação ao processo à frio,  é mais seguro pois evita contaminação pelo meio úmido, os ingredientes não ficam em contato permanente com o azeite, o efeito é imediato. Porém não são todos os ingredientes que podem passar por este processo, sendo indicados por exemplo: alecrim, pimentas, alho, tomilho, estragão, baunilha, cardamomo, canela.

20070827-azeite_baunilha33

A receita do azeite aromatizado com baunilha que eu preparo:

 AZEITE DE BAUNILHA

Equipamentos

Balança analítica, fogão.

Utensílios

Bowl, colher, chinois, faca, panela, vidro esterilizado.

Insumos:

Ingredientes

Quantidade

Favas de baunilha

2 unidades

Azeite extra virgem

500 ml

Procedimentos Operacionais:

1. Abra as favas de baunilha no sentido do comprimento com uma faca.

extrato de baunilha

2. Misture as raspas das sementes ao azeite.

3. Aqueça essa mistura numa panela a uma temperatura inferior a 80ºC, durante 40 minutos, em banho-maria, assim a baunilha libera todo aroma sabor. Passe a infusão pelo chinois.

4. Acondicione o azeite em frasco de vidro fervido por pelo menos 10 minutos.


 cg_reciguar_02_220b
 

Chef Cris Leite

2 comentários: