segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Crepe

É um dos pratos mais populares da culinária francesa. Os primeiros registros de crepes foram feitos no século I pelo gastrônomo romano Apicius, autor do receituário De re Coquinaria. Cozidas no ferro quente iam à mesa recheadas com mel e pimenta. É o fast-food mais consumido na França, hábito que tem se espalhado pelo mundo inteiro. É um prato que pode ser consumido em qualquer época do ano e possui uma grande variedade de recheios. Crêpe, que significa crespo, faz referência à textura da massa após a passagem pela frigideira ou chapa de metal untada com manteiga.

crepes 

O segredo de um bom crepe começa pela massa, que deve ser fina e suave.  Deixe a massa de repouso depois de preparada, por 20 minutos. Em seguida, bata mais um pouco e prepare os crepes. Neste período o glúten proteína presente na farinha de trigo se expande e torna a massa mais elástica e uniforme.

 crepe na chapa

A frigideira ideal para crepes é de ferro fundido, um bom condutor de calor, o que faz com que o cozimento se dê de modo uniforme. Recomenda-se uma frigideira de 18 e 22 cm de diâmetro.

 crepe na frigideira

Quando se adiciona açúcar à massa, é necessário que o cozimento seja feito com fogo baixo. O açúcar faz a massa dourar mais rápido e as bordas podem ficar secas e escuras. Lembre-se de limpar eventuais respingos de massa da borda da frigideira, com papel toalha, se ainda estiverem moles, ou com uma espátula própria para antiaderentes.

crepe pronto

Você pode preparar crepes com antecedência e conservar em geladeira (por até 2 dias) ou no freezer (por 1 mês). Os discos de massa devem ser empilhados e entre eles, disponha uma folha de papel-manteiga umedecida e espremida. Guarde-os em um recipiente com tampa.

MASSA DE CREPE

Equipamentos

Balança, fogão, liquidificador.

Utensílios

Bowl, colher de polietileno, frigideira antiaderente.

Rendimento

12 unidades

Insumos:

Ingredientes

Quantidade

Farinha de trigo

2 ½ xícaras de chá

Leite integral

1 xícara de chá

Ovos

2 unidades

Gemas

2 unidades

Água mineral gasosa

1 xícara

Manteiga sem sal

1 colher de sopa

Queijo parmesão ralado

½ xícara de chá

Sal

a gosto

Modo de Preparo:

1. Liquidificar o leite, a farinha os ovos, as gemas, a manteiga, o queijo ralado e o sal. deixe a massa repousar por 20 minutos na geladeira.
2. Por último adicione a água gasosa.
3. Colocar 1 concha de massa na frigideira e espalhar por igual. Quando a massa estiver cozida de um lado, vire e doure do outro.
4. Recheie e volte com o crepe para a frigideira para que ele esquente o recheio, pode ainda, arrumar os crepes num refratário, colocar o molho, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

Crepe recheado

Chef Cris Leite

10 comentários:

  1. Vim olhar a receita de perto...muito legal...isso dá realmente um festival...vou testar..

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. adorei, ja fiz varias vezes crepe mas nunca com tantos ingredientes por isso q n consegui a chegar no ideal e o correto .. vou tentar este
    o que procuro é deixar o crepe bem crocante nas bordas
    vc sabe me dizer o q eu faço???
    sou apaixonada por crepes
    obrigado pela dica da nova receita!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jussara, experimente fazer o crepe seguindo essas receita. Utilize uma frigideira antiaderente. Prepare os crepes com fogo baixo, espalhe bem a massa, dessa maneira seu crepe doura por igual e fica com a borda mais crocante. Me mantenha informada, tá? Bjs temperados

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Cris Leite
    Estou pretendendo abrir uma CREPERIA em minha cidade, mas antes obviamente preciso aprendender a fazer crepes de de varios sabores e decorados, sera que vc pode me dar uma dica para essa missão ardua? Aguardo sua resposta, meu e-mail é camila22_oliveira@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris, fiz o seu crepe ontem a noite e ficou maravilhoso, o recheio aproveitei uma sobra de salmão e misturei creme cheese, todos elogiaram a massa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. ola cris, de todos os sites sobre crepes o seu é o melhor! estou tentando fazer uma massa que fique crocante mas um pouco elastica para poder manipular sem quebrar! como posso conseguir este efeito.
    obrigada
    renata

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Cris

    Fui a Maceió ano passado e comi um crepe maravilhoso, crocante e com borda de queijo ralado, vc saberia me explicar como é feito?
    Att>
    Patricia Martins

    ResponderExcluir
  8. BOA DIA CHEF CRIS

    Estou adicionando a minha loja de milk-shakes e sorvetes um setor de crepes e como a patricia tb comi este crepe de maceio, pode me da alguma dica ou receita de como fazer para o crepe ficar crocante.

    grato Fred Costa
    Mr. Gelatto

    mister-gelatto@outlook.com

    ResponderExcluir
  9. Desculpe-me pela ignorância, mas essa água gasosa é a água com gás?

    ResponderExcluir
  10. Receita maravilhosa, aprovada!

    ResponderExcluir