Pecan
A nogueira-pecã (Carya illinoensis K) é uma árvore originária do Sudeste dos Estados Unidos e do México. crescem de 25 a 40 metros em climas temperados e podem dar fruto por mais de duzentos anos.
Seu fruto possui apenas uma semente, agrupando-se em cachos de três a sete unidades. No Brasil, a Pecã foi introduzida por volta de 1910 em diferentes regiões do país. A colheita é feita em meados de outubro, onde se colhe de 20 130 kg por árvore. O Brasil é o terceiro país produtor mundial de pecã. Os indígenas usavam a pecã como alimento "in natura" e como ingrediente de comidas e bebidas.
A Pecan é exelente fonte de gordura insaturada (HDL), rica em proteínas e vitaminas essenciais, em vitaminas A e E, ácido fólicol, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e varias vitaminas do tipo B. A noz Pecan contém grandes quantidades de Zinco, importante mineral para o crescimento e o desenvolvimento do sistema imunológico. Livres de Sódio, são ideais para quem deseja fazer uma dieta balanceada e rica em fibras.
Bolo de Pecan
Rendimento: 12 porções
Ingredientes:
Açúcar mascavo 280 g
Aveia em flocos grossos 120 g
Farinha de trigo 200 g
Farinha integral 100 g
Fermento em pó 20 g
Leite integral 240 ml
Óleo de pecan 180 ml
Ovo 3 unidades
Pecan picada 160 g
Raspas de fava de baunilha ¼ unidade
Para untar e enfarinhar:
Manteiga sem sal 20 g
Farinha de trigo 20 g
Modo de Preparo:
1. Misture os ingredientes secos da massa.
2. Adicione o leite, as gemas e o óleo de pecan.
3. Adicione as pecans.
4. Bata as claras em neve e misture delicadamente a massa.
5. Unte e enfarinhe a forma. Despeje a massa.
6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.
7. Desenforme morno.